População deve manter cuidados contra covid-19 no Carnaval

0

O ponto facultativo de Carnaval (01/03) está mantido em Diadema e, com isso, repartições públicas, escolas e algumas empresas terão um período de folga entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março. Mesmo com as festas de rua e particulares suspensas, em decorrência da pandemia pelo coronavírus, e a vacinação contra a covid-19 avançando, a população precisa redobrar os cuidados, evitar aglomerações e, consequentemente, o aumento de casos da doença.

Para Isabel Fuentes, assessora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nessas situações a população tende a relaxar algumas medidas sanitárias. “Já vimos num passado recente, que perto de feriados, a população tende a diminuir os cuidados contra a covid-19, o que já se mostrou um equívoco. É importante que a população continue mantendo todas as medidas de prevenção, como o distanciamento social e o uso da máscara. São medidas simples, mas que já se mostraram efetivas para evitar o avanço da doença. É fundamental esse cuidado”, alerta.

O repique no número de casos de covid-19 após datas festivas e/ou feriados mais prolongados tem sido comum em vários municípios e também em Diadema.

Histórico

A situação da covid nas três primeiras semanas de 2021 era de estabilidade, seguida por mais duas semanas de queda (com redução de 11% e 14% em relação à semana anterior) e uma de estabilidade. Na sétima semana, quando ocorreu o feriado de carnaval, foi observado aumento de 15% nos casos e uma sequência de mais quatro semanas de elevação (com aumento de taxas em 26%, 38%, 26% e 14%), ou seja, aproximadamente um mês com elevação de casos de covid-19. Apenas a partir da 13ª semana (entre final de março e início de abril) foram observadas quedas sequenciais até o final de abril.

Situação parecida foi observada recentemente. Logo após o Natal de 2021, foram registradas quatro semanas seguidas de aumento de casos em relação ao período anterior ao Natal (com elevação de 73%, 128%, 241% e 115%). Assim, a explosão de casos adentrou janeiro de 2022, após um período de mais de 20 semanas seguidas de queda e/ou estabilidade, situação ainda foi amplificada pela entrada da variante ômicron, que apresenta capacidade de disseminação mais aguda que as anteriormente identificadas.

Cuidados

Para quem for viajar, a recomendação é utilizar corretamente a máscara em todo o trajeto, principalmente em aviões e ônibus. Se possível evitar alimentação durante as viagens ou na rua.

Já para quem não for viajar, evite realizar ou frequentar festas ou reuniões que possam resultar em aglomerações. No caso de reuniões com poucas pessoas, procure dar preferência a locais abertos e bem ventilados e ter álcool gel à disposição.

Em todas as situações é importante que mantenha medidas como distanciamento social de ao menos 1,5m, uso correto de máscara, higiene frequente das mãos e uso do álcool gel, desinfete superfícies e objetos sempre que entrar em contato com algo suspeito, além de evitar aglomerações. Os festejos devem ser apenas com as pessoas do convívio diário ou mesma residência. Eventos com demais pessoas podem ser feitos de modo virtual.

Ações do poder público

As festas de Carnaval estão suspensas em Diadema, de acordo com Decreto Municipal nº 8.057, de 6 de dezembro de 2021, e ratificada pelo Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19 de Diadema.

Além disso, o passaporte da vacinação contra covid-19 continua em vigor para adentrar a estabelecimentos e locais de uso coletivo públicos e privados, de acordo com os decretos municipais nº 8.094/2022 e nº 8.100/2022, e a vacinação continua disponível para crianças a partir de cinco anos e adultos em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27636-passaporte-da-vacina-triplica-procura-pelas-doses-contra-covid-19-em-diadema.

Descrição: RenataN_asses_secom