spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Diadema orienta pessoas trans a perderem peso com alimentação adequada

É o curso Melhor Peso Agora – Emagreça com Qualidade, que a Secretaria de Segurança Alimentar realiza, desde 2015, no combate ao sobrepeso e na promoção da reeducação alimentar e nutricional

Uma ação da Prefeitura de Diadema que combate a obesidade e orienta moradores a perderem peso, comendo adequadamente e com consciência, está sendo aplicado para um grupo de pessoas trans da cidade.

O curso “Melhor Peso Agora: Emagreça Com Qualidade”, composto por oito encontros, realizados quinzenalmente, têm sua primeira turma de alunos, de 2023, frequentando as aulas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema – Cresand. O aprendizado acontece às terças-feiras, no horário das 9h às 11h.

“São mais de 25 pessoas, todas frequentadoras do Ambulatório de Saúde Integral à População Trans e Travestis, mantido pelo município. Elas vêm até o Cresand para saber mais sobre a alimentação saudável e como combater a obesidade com qualidade de vida”, afirma o secretário da Segurança Alimentar (SESA), Gel Antônio.

Resultado da parceria entre a SESA e a Secretaria da Saúde, responsável pelo Ambulatório DiaTrans Diadema, o curso Emagreça com Qualidade, nesta edição, está atendendo um público que lida com tratamentos hormonais e que podem sofrer alterações no metabolismo.

“Entre essas alterações estão a hipertensão arterial, o ganho de peso, modificações lipídicas (elevação de colesterol e triglicérides) e aumento do risco de diabetes”, alerta a nutricionista do curso Renatiely Paschoali.

Segundo a profissional, a obesidade é um dos fatores que mais pesam entre as pessoas LGBTQIA+, porque há uma dificuldade em manter ou em alcançar o Índice de Massa Corporal (IMC). O índice é um indicador que mostra se o indivíduo está no seu peso ideal de acordo com a sua altura e também um dos parâmetros solicitados para aprovação de cirurgias, entre elas de redesignação sexual.

Para tratar destas questões e facilitar o processo de inclusão das pessoas ao meio social, durante o curso, os participantes vão receber informações de profissionais de saúde (médico, psicólogo e nutricionistas) e do esporte, sobre a importância da preservação da saúde, da reeducação alimentar e da prática esportiva. Também será feito acompanhamento da alimentação dos alunos, por meio de diários, e no final da formação cada um deles ganhará um plano alimentar individual.

Popular Articles