Ação educativa alerta sobre período mais propício ao aparecimento de escorpião

Equipes da Vigilância em Saúde de Diadema vão percorrer feiras livres para orientar público mais suscetível sobre os cuidados

Em mais uma ação com foco na saúde pública, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início nesta quinta-feira (16), na Feira Noturna da Praça da Moça a uma ação educativa que vai percorrer até o próximo mês, as feiras livres da cidade para alertar feirantes e a população em geral sobre os riscos de acidentes com escorpião.

Até março, devido às condições climáticas favoráveis, há um aumento no aparecimento de animais peçonhentos, como o escorpião, por isso, é importante realizar ações de sensibilização. Na ação da feira, os técnicos fizeram conversas individuais com os feirantes, entregaram panfletos educativos e esclareceram dúvidas deste público e da população em geral. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema também montou uma mesa de animais sinantrópicos para que o público pudesse ver de perto alguns dos animais capturados na cidade ao longo dos anos.  

“Diadema decidiu intensificar as ações de prevenção nesse período para evitar acidentes e aumento no surgimento desses animais, como vem ocorrendo em outras regiões do Estado. Vamos manter uma agenda programada em parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar para realizar esse tipo de orientação em outras feiras livres do município”, explicou Cristina Marins, coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema.

“Viajei para o interior e a cidade que fui estava com surto de escorpiões. Fiquei preocupado. Aqui, em Diadema, não conheço ninguém que teve acidente com esses animais, mas é sempre bom ter informação e saber os cuidados. Achei importante essa ação da Saúde, principalmente para alertar os mais jovens sobre a importância de manter tudo limpo e bem cuidado”, afirmou Célio Tadeu que atua como feirante há mais de 40 anos em Diadema.  

Sair da versão mobile