Consórcio divulga balanço sobre volumes de chuvas no ABC

0

O Centro de Gerenciamento do Grande ABC (CGE ABC), que é mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão de planejamento regional financiado pelas prefeituras da região, divulga balanço das chuvas registradas na noite do domingo (10/3) e madrugada de segunda-feira (11/3). As informações são dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais  (Cemaden).

Seguem abaixo os dados e comparação com o mês de março do ano passado.

CIDADEMaior acumulado entre a noite de 10/3/19 e madrugada de 11/3/19 (em mm)Maior acumulado em 1 dia de março de 2018 (em mm)
Diadema130 (Jardim Novo Lar)44,8
Mauá127 (Parque das Américas)53,1
Ribeirão Pires145 (Vila Mortari)47,1
Rio Grande da Serra 60,4 (Centro)27,2
Santo André149 (Vila João Ramalho)62,4
São Bernardo do Campo150 (Centro)78,9
São Caetano do Sul 34,4 (Centro)64,1

“A forte chuva da noite de domingo e madrugada de segunda-feira foi provocada por áreas de instabilidade associadas a uma configuração atmosférica de altitude chamada de Cavado, que foi responsável por deixar as condições de tempo favoráveis a nuvens de chuvas moderada e forte”, explicou o meteorologista responsável pelo setor meteorológico do CGE ABC, Caio Pereira Souza.

O meteorologista do CGE ABC explica que Cavado é um tipo de onda atmosférica que favorece a formação de nuvens em determinados setores. O fenômeno está relacionado à dinâmica atmosférica. Diversos fatores, como vorticidade (grandeza física empregada no setor meteorológico para quantificar a rotação das partículas de um fluido em movimento) do vento, são afetados por esse Cavado, o que favorece a formação de nuvens de chuva.

Previsão para hoje (11/3/19)

Novas chuvas devem ocorrer hoje, mas com forças moderada e fraca, segundo informações do CGE ABC. “A previsão do tempo para esta segunda-feira é de céu predominantemente nublado e com chuva de intensidade fraca a moderada, de caráter intermitente, a qualquer momento”, explica o meteorologista do CGE ABC Caio Pereira Souza.