Consórcio ABC aguarda decisão do Governo do Estado para ‘lockdown’ nas sete cidades

0

 Colegiado de prefeitos analisou o avanço do número de casos do novo coronavírus nas sete cidades 


O Consórcio Intermunicipal Grande ABC aguarda posicionamento do Governo do Estado para um eventual bloqueio total de circulação (o chamado lockdown) nas sete cidades da região.

O tema foi discutido durante assembleia extraordinária da entidade regional, realizada nesta segunda-feira (18/5) por meio de videoconferência.

 O colegiado de prefeitos analisou o avanço do número de casos do novo coronavírus (Covid-19) nas sete cidades. Segundo números divulgados pelas sete prefeituras, o Grande ABC contabiliza, até esta segunda-feira, 3.721 casos confirmados de Covid-19, com um aumento de 900 em relação à semana anterior.  

O número de mortos pela doença na região é de 382 pessoas, ante 262 há uma semana. Além disso, aproximadamente 80% dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19 na região estão ocupados. 

Mesmo diante destes números, a região não pode decidir sobre um bloqueio total individualmente, sem adesão dos demais municípios da Região Metropolitana de São Paulo, ressaltou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão. 

“Não tem como o ABC tomar essa medida isoladamente porque somos muito ligados à capital e outros municípios. Se isso ocorrer, será necessária a atuação da Polícia Militar e suporte do Governo do Estado para fiscalização”, explicou Maranhão.